latinitates

ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS

Projetos do grupo

LATINITATES

2023-2024

 

Anuários do grupo

Projetos dos Pesquisadores

Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus

ENS-UEA

Linha de Pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

 

Ver Currículo Lattes

SISTEMAS E CONCEITOS DA RETÓRICA CLÁSSICA GREGA E ROMANA

 

Este projeto de pesquisa agrega estudos sobre Retórica Clássica e especifica alguns pontos não devidamente tratados no projeto anterior, que investigava retórica e metalinguagem na prosa latina. A base teórica e metodológica continuará a mesma: textos «preferencial, mas não exclusivamente» latinos e gregos antigos, com ênfase em Cícero, os quais, examinados à luz das circunstâncias de sua produção, fornecem subsídios para compreender suas formulações e, a partir delas, analisar também sua recepção, influências e releituras. Pretende-se, então, explorar tais textos como fontes e objetos não apenas de tradução e divulgação, mas, sobretudo, de interpretação de conceitos inerentes ao sistema retórico antigo ali presentes, tais como γένη (τῶν λόγων), πίστεις (ἕντεχνοι e ἄτεχνοι), oratio, decorum, numerus, clausulae metricae, auditorium, entre outros, analisando-os cuidadosamente e, quando for o caso, discutindo seu alcance na posteridade, na qual tais conceitos perpetuam, ressignificam e reconstroem o modelo clássico.

Período de execução da pesquisa: desde 2022.

 

A INVENÇÃO DA GRAMÁTICA: HISTÓRIA, ENSINO E CRÍTICA

 

Este projeto de pesquisa volta-se para um estudo crítico acerca das formulações teóricas e didáticas relativas ao conceito, estrutura e finalidades da Gramática, desde suas origens, com os gregos e romanos antigos, passando pela sua sistematização, em Língua Portuguesa, durante a Idade Média, até sua reformulação, na contemporaneidade brasileira, feita pelos gramáticos e linguistas que dela se ocupam. Tenciona-se estabelecer um estudo crítico da noção de Gramática, de um modo geral, com ênfase na investigação dos critérios que norteiam suas escolhas metodológicas. Dedicar-nos-emos, ainda, à compreensão histórico-epistemológica da arte, lidando tanto com autores antigos (e a respectiva tradução de suas grammaticae, quando for o caso de autores latinos), quanto com sua teorização linguística, com o devido direcionamento à sua produção em língua portuguesa. Com isso, esperamos compreender suas motivações teórico-metodológicas, no contexto de suas formulações antigas e recentes. A pesquisa não prescinde de abordagem didático-empírica, que poderia fornecer subsídios sólidos para a compreensão ampla do ensino da língua portuguesa em seu aspecto gramatical.

Período de execução da pesquisa: desde 2019.

Prof. Ms. Francisco de Assis Costa de Lima

ENS-UEA

Linha de pesquisa: Matrizes Latinas da Cultura Ocidental

 

Ver Currículo Lattes

CURSO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO JURÍDICA E TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO
 

O Curso de Técnica de Redação Jurídica e Teoria da Argumentação visa a apresentar os princípios da argumentação aplicados à redação de textos jurídicos, por meio de três módulos, perfazendo 48h de aula, assim distribuídos: Módulo I: A estrutura da petição inicial; Módulo II: Lógica, retórica clássica e nova retórica; Módulo III: Teoria da argumentação e formulação de argumentos. Com aportes teórico-metodológicos da lógica, da retórica clássica e da nova retórica, será proporcionado aos participantes a revisão de conteúdos de linguagem jurídica e de argumentação para o auxílio na redação de seus textos. Nesse sentido, serão apresentados como tópicos a estrutura da petição inicial; as contribuições da lógica, da retórica clássica e da nova retórica para o texto argumentativo; a relevância da argumentação para o Direito; argumentação e processo de produção de textos jurídicos; operadores argumentativos; argumentação e Teoria Tridimensional do Direito na elaboração de peças jurídicas; raciocínios dedutivo e indutivo; planejamento do texto argumentativo; fundamentação e tipos de argumento; princípios gerais do Direito e formulação de argumentos. O curso visa a alcançar, como público-alvo, acadêmicos e profissionais dos cursos de Letras e de Direito da UEA e de outras instituições.

Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Prof. Dr. Weberson Fernandes Grizoste

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Matrizes Latinas da Cultura Ocidental

 

Ver Currículo Lattes

ARTES CÊNICAS E TEATRO UNIVERSITÁRIO: DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO
 

Este projeto busca colocar em contexto social e educacional de Parintins através das Artes Cênicas e do Teatro Acadêmico os movimentos literários desde a antiguidade clássica até a contemporaneidade. A relação entre as ações culturais a serem desenvolvidas neste projeto estão de acordo com as Atividades Curriculares de Extensão previstas para o curso de Letras do CESP-UEA. No que tange ao mundo clássico, buscamos desenvolver atividades de leitura, escrita, tradução, de interpretação teatral e de performances lúdicas, divididas em seis tipos de «ludi» e apoiados pelo Laboratório de Cultura Clássica. As atividades de leitura ocorrem em ciclos de leitura, saraus literários, recitais de poesia e em ambientes diversificados. As atividades de escrita e tradução em oficinas de escritura e adaptação de arquétipos literários clássicos levam em consideração as questões regionais, com foco nos povos locais e comunidades tradicionais, atuando de maneira singular e transformadora. As atividades de interpretação teatral ocorreram durante a temporada de teatro clássico; já, as performances lúdicas podem ocorrer em qualquer oportunidade.
Palavras-chave: Teatro. Laboratório. Cultura Clássica. Artes.
Período: março de 2024 a julho de 2026

 

MOVIMENTOS LITERÁRIOS DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE EM CONTEXTO DE PARINTINS
 

Trata-se de um Programa de Extensão com duração de dois anos e possui vinte bolsistas que se dividem em quatro projetos: seis bolsistas estão integrados ao projeto “Ludi Insulae”, quatro ao projeto do “Laboratório de Cultura Clássica”, ambos sob minha responsabilidade; e no âmbito da literatura pós humanista, dez bolsistas divididos igualmente pelos projetos “Declamação de Poesia em Sala de Aula” e “Literatura amazônica em cena na cidade de Parintins” sob orientação da Profa. Ma. Dilce Pio Nascimento, subcoordenadora do programa. Os projetos voltados para os Estudos Clássicos têm por finalidade: consolidar o LCC – Laboratório de Cultura Clássica, criado em primeiro de agosto de 2003, para implementação de atividades laboratoriais, de fabrico e investigação de material didático para o ensino empírico e visitação; expandir as atividades lúdicas dos Ludi Insulae, que para além do teatro, passa a organizar saraus, recitais e oficinas de leitura e (re)escrita de textos clássicos.
Palavras-chave: Teatro. Poesia. Leitura. Escrita. Cultura.
Período: agosto de 2023 a agosto de 2025.

 

Projetos dos Estudantes (individuais)

Amanda Eduarda Alfaia Ferreira

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO LATIM CLÁSSICO (PAIC)

 

Trata da investigação e preparação de estudos acerca dos processos de formação das palavras que formam o léxico do latim clássico: composição propriamente dita; processos de prefixação e sufixação; processos de derivação imprópria e contribuição de substratos, superestratos e adstratos no processo de formação de palavras em latim clássico. Pretende-se elaborar estudos que versem sobre os princípios basilares da composição e derivação do latim clássico; dos prefixos e sufixos gregos, bem como os prefixos latinos mais comuns.
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

 

RESQUÍCIOS DO LATIM NA LITURGIA DA DIOCESE DE PARINTINS (TCC)

 

A pesquisa sobre os resquícios do latim na liturgia da Diocese de Parintins dá-se pela necessidade em investigar as raízes da igreja católica: a língua latina. Língua esta que originou as línguas românicas, a língua portuguesa por exemplo, e também é uma das bases da construção da Igreja Católica, juntamente com o grego e o hebraico. É ela que possibilita a comunicação entre as igrejas do mundo e portanto identificar seu espaço na cultura linguística da igreja, que  por motivo das mudanças litúrgicas ocorridas no Concílio Vaticano II, deu lugar para o uso da língua vernácula. O latim ainda que seja uma língua naturalmente imutável, uma vez que não há mais falantes nativos, é a língua oficial empregada pela Igreja Católica. É através do latim que entende-se teologicamente que é possível adentrar ao patrimônio da igreja, a ter segurança na doutrina, fomentando o que é uno.  Diante da história e da relevância do latim na igreja, a prelazia de Parintins elevada à dignidade de Diocese no dia 30 de outubro de 1980 será o foco para essa investigação, buscando na liturgia resquícios da língua mãe. 
Período de execução do projeto: novembro de 2022 a fevereiro de 2024

Ana Paula de Sousa Abecassis

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

ESTUDO INTRODUTÓRIO E TRADUÇÃO DO LIVRO “DE FIGURIS SENTENTIARUM ET ELOCUTIONIS” DE RUTÍLIO LUPO

 

A elaboração de tratados que devotaram partes significativas de seu trabalho ao estudo da léxis/elocutio perdura durante toda a tradição dos estudos de retórica na Antiguidade, mas, no período tardio do império romano, difunde-se uma tradição de publicação de manuais voltados especificamente ao estilo, com foco na elocutio e, mais especificamente, nas figuras retóricas. São os manuais dos chamados scriptores de figuris, dedicados à exclusiva catalogação de figuras, dos quais, o manual “De figuris sententiarum et elocutionis” do rétor Rutílio Lupo, publicado no fim do séc. I a.C., é o precursor. Tais textos constituem o objeto mais amplo desta pesquisa, que trata da perspectiva retórica trazida no manual de Lupo, seu modelo de construção, as figuras expostas e suas terminologias e definições, em comparação com a perspectiva de tratados consagrados de retórica, e dos manuais do mesmo gênero – exposição e catalogação de figuras - publicados no período tardio.
Palavras-chave: Elocutio. Figuras retóricas. Rutílio Lupo. Scriptores de figuris
Data: maio de 2023 a maio de 2025 

Anália Luísa Freire Holanda

ENS-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Ms. Francisco de Assis Costa de Lima

 

Ver Currículo Lattes

ENEIDA – UMA ANÁLISE DA FIGURA FEMININA NA ROMA ANTIGA E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE MODERNA (TCC)

 

Pretende-se discutir neste trabalho a literatura latina como instrumento de reflexão social na sociedade moderna a partir da representação feminina na obra épica de Virgílio, Eneida (19 a.C.). Não há dúvidas que a sociedade romana influenciou e ainda influencia o modo como se vive atualmente e isso inclui a maneira como as mulheres são vistas. No decorrer do estudo das personagens sob a perspectiva da análise literária procura-se evidenciar violências de gênero como silenciamento, culpabilização e invisibilidade da mulher. Traçando o paralelo da representação feminina na Antiguidade Clássica com a Modernidade compreende-se o papel da literatura ao tratar da figura da mulher e seus impactos socais.
Período de execução do projeto: janeiro de 2022 a setembro de 2023

Dayane Pontes de Araújo

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste


 

Ver Currículo Lattes

GRUPO DE ESTUDOS LATINOS

 

Trata-se de um projeto de ensino que tem por objetivo auxiliar os acadêmicos do curso de Letras nas disciplinas relacionadas ao Latim promovendo estudos em grupo sobre a gramática da língua latina, contribuindo para o melhor desempenho dos discentes nas disciplinas de Latim I e Latim II do curso de Licenciatura em Letras, no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP. O projeto é uma iniciativa voluntária suscitada a partir de uma demanda acadêmica como forma de minimizar as dificuldades dos acadêmicos quanto aos conteúdos relacionados a gramática latina, mais especificamente, morfossintaxe e tradução. O Grupo de Estudos Latinos atua no aprimoramento dos assuntos discutidos em sala de aula com enfoque na organização gramatical da língua latina a partir da classificação morfossintática e tradução de textos em latim. Utilizamos o processo tradutório como estratégia para o estudo comparativo das duas línguas, latim e português, assim, os professores em formação podem identificar os aspectos gramaticais e evolutivos da língua latina para a língua portuguesa. Desta maneira, a proposta das atividades visa o ensino e a aplicação de estratégias de estudo do latim, fazendo um estudo comparativo com o português para mostrar ao discente as contribuições que a aprendizagem do latim possibilita no processo de formação do futuro professor de Letras. 
Palavras-chave: Ensino. Latim. Português. Morfossintaxe. Tradução.
Período: agosto de 2023 a agosto de 2024.

Elem Pimentel Belo

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

DIREITO DE MORRER NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: ENSAIOS SOBRE A EUTANÁSIA (PAIC) 
 

Este projeto é dedicado à investigação hermenêutica de textos que tratam sobre o direito de morrer na antiguidade, particularmente de poetas e filósofos latinos. Buscando contribuir com asserções que favorecem ou contrariam o ato de antecipar a morte (eutanásia) estabelecendo discussões sobre sua origem. Do mesmo modo, fazer o estudo dos princípios hermenêuticos da eutanásia e da nomeada “morte assistida” em Roma e na Grécia antiga, de modo específico, em Sófocles e Platão, assim como na filosofia de Sêneca. Para compreender o pensamento e as grandes vozes dos poetas e filósofos daquele tempo, precisamos entender o pensamento da época. Para os membros da elite, em particular, especialmente nos finais da República e início do Império, o suicídio não era algo negativo ou desesperado, mas uma escolha racional de auto destruição, a forma final de auto definição (Hope, 2007,32). Além disso, este projeto busca contribuir no estabelecimento de diferenças e semelhanças do direito ao suicídio, a eutanásia, e da ortotanásia no conceito de “o direito de morrer” dos principais poetas e filósofos romanos.
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

 

REFLEXÕES SOBRE A MORTE NAS CARTAS DE LUCIO ANEU SÊNECA (TCC) 

Esta pesquisa versa sobre o que muitos estudiosos chamam de “filosofia de morte senequiana”, uma vez que, podemos encontrar nas cartas do  filósofo e estoico Sêneca, destinadas a seu amigo Lucílio, escritos de muitos pensamentos voltados para a morte, no que convenhamos dizer que seja o seu próprio estoicismo, uma espécie de educação para a morte,  na qual segue os passos da  filosofia estoica e seus ideais, que eram voltados à incorporação da natureza ao ambiente ético e moral, onde baseavam-se na tentativa pelas virtudes da vida, que em semelhança com os ideais socráticos, foi arquitetada como uma estrada para que o homem pudesse viver a vida com excelência. A ideia central da filosofia senequiana, é o temor morte, que é visto como a maior fonte de angústia do ser humano, diante disso, Sêneca nos conduz ao ato de conhecer a morte, o que ela é, e o que significa, o que por hipótese poderia amenizar o sofrimento humano.
Período de execução do projeto: novembro de 2022 a fevereiro de 2024

Hayra Cristine Lima Sarubbi

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

LVDI INSVLAE (PROEX) 
 

Este projeto busca inaugurar e estabelecer a realização dos «Ludi Insulae» em Parintins e no Baixo Amazonas. Os «Ludi Insulae», em tradução, as «representações teatrais da ilha» surgem como atividades culturais e literárias que se pretende cíclicas, de interpretação do teatro clássico, colocando em cena comédias e tragédias romanas, recitais de poesias latinas, entre outras. As atividades produzir-se-ão com recursos humanos da própria universidade, acolhendo alunos voluntários de todos os cursos, permitindo a franca participação de egressos, bem como de alunos de outras instituições de ensino, privadas e públicas. As atrações ocorrerão em ambientes públicos, urbano e rural, tais como: praças, praias, avenidas, parques e bairros; e também em ambientes abertos ao público, tais como: escola, auditórios, teatros e anfiteatros privados – nestes casos, se darão por ocasião de eventos escolares e acadêmicos – se convocadas. Os «Ludi Insulae» surgem como desdobramento de atividades culturais do grupo CNPq «Latinitates – Estudos Clássicos e Humanísticos» cujo a bolsista será integrada, na linha de pesquisa «Poesia Latina»; e das atividades docentes do orientador desse projeto de extensão. Os resultados parciais serão publicados em forma de relatório e também em documentos audiovisuais – este último, no âmbito da III Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins. Os resultados finais serão divulgados na plataforma do grupo (www.latinitates.com).
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

Hillary Bruna de Souza dos Santos

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

HISTÓRIAS DE AMOR: AS NARRATIVAS MITOLÓGICAS GRECO-ROMANAS E LENDAS AMAZÔNICAS (PAIC) 

 

As narrativas amorosas constituem importante papel nas mais diversas culturas ao redor do mundo, de modo que figuram como uma das principais temáticas nos mitos e lendas, as quais não somente nos encantam, bem como nos ajudam a compreender melhor a visão de mundo e a construção da cultura como um todo de um povo. Desse modo, o presente projeto pretende investigar narrativas mitológicas de duas culturas, a greco-romana e a amazônica, distantes no tempo e no espaço, mas que ainda assim compartilham semelhanças, revelando uma unidade do pensamento humano, apesar de todas as diferenças que as separam. As hipóteses levantadas são: os dois povos tem apego ao sagrado e respeito às figuras santificadas; a forma de fuga encontrada pelas mulheres está na transformação em outra forma e as histórias de amor não prezam pelo final feliz em ambas as culturas. O objetivo do projeto é cotejar as narrativas mitológicas da mitologia greco-romana com as lendas amazônicas, visando identificar semelhanças e diferenças entre os episódios nos quais são retratados histórias de amor nas duas culturas. Para atingirmos os objetivos propostos, devemos proceder, como de praxe nos estudos de literatura clássica, com o método de pesquisa bibliográfico, investigando obras literárias cujo teor principal é a mitologia, como a Teogonia de Hesíodo, os Hinos Homéricos (RIBEIRO JR., 2010), e as Metamorfoses (OVÍDIO, 2017) e os Fastos de Ovídio, bem como outras obras das quais podemos extrair importantes informações a respeito dos seres e episódios míticos, como a Ilíada e a Odisseia (HOMERO, 2014) de Homero, a Eneida (VIRGÍLIO, 2014) de Virgílio. No que tange às lendas amazônicas, lançaremos mão de obras literárias e estudos que abordam a presente temática, o de Thaila Fonseca (FONSECA, 2019) e o de Alves (ALVES, 2009). Além da investigação bibliográfica, podemos lançar mão de outras metodologias, como a pesquisa de campo para registro de lendas junto a povos amazônicos. Ao final desta pesquisa, intentamos contribuir para a expansão da difusão do conhecimento de narrativas amorosas que fazem parte do imaginário dos povos amazônicos; além de verificar até que ponto dois povos, distantes no tempo e no espaço, compartilham ou não a compreensão a respeito desse tema.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Lídia de Araújo Lopes

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

REFLEXÕES SOBRE O LATIM, A LÍNGUA PORTUGUESA E O SEU ENSINO (PROEX) 

 

O presente projeto prevê a análise e escolha de questões referentes à fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa que encontram respostas ou são melhor esclarecidas quando observadas a partir da língua da qual deriva o nosso idioma: o latim. Tais questões serão abordadas em um curso (duas turmas) que terá como público-alvo os professores de português da rede de ensino do município de Tefé e alunos do curso de letras. O objetivo principal do projeto é oferecer um espaço de troca de saberes e experiências entre a universidade (professor e acadêmicos) e os profissionais de letras, por meio da discussão de aspectos linguísticos e históricos da nossa língua materna, buscando traçar abordagens e estratégias de ensino mais eficazes.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Taline Freitas de Moraes

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DERIVAÇÃO PREFIXAL NA FORMAÇÃO DOS VERBOS LATINOS (PAIC)

 

Este trabalho destina-se a analisar por meio de leituras de referências bibliográficas, como ocorre a derivação prefixal na formação dos verbos, buscando também aprimorar o conhecimento acerca do assunto. Sabe-se que a maioria dos prefixos se originou do Latim e é possível identificá-los de acordo com a posição em que se ocupa. Viaro (2013) comenta que toda palavra tem um núcleo etimológico que é a sua raiz. A raiz consiste em uma única sílaba na maioria das vezes, os afixos podem vir antes da raiz e então tornam-se prefixos, ou depois da raiz, sendo sufixos. O radical nada mais é do que uma raiz expandida, ou seja, a junção com os afixos. A execução deste trabalho terá por finalidade a exposição de como ocorre a derivação prefixal dos verbos latinos, ou seja, a inclusão do prefixo à palavra primitiva e sua formação. Neste trabalho utilizamos como base para o estudo a obra de Romanelli “Os prefixos latinos” da composição verbal e nominal, em seus aspectos fonéticos, morfológicos e semânticos.
Palavras-chave: Gramática. Latim. Prefixo. Verbos.
Período: agosto de 2023 a julho de 2024.

Thainá Batista dos Santos

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

O ENSINO LÚDICO DE FILOLOGIA CLASSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS-AM (TCC)

 

O ensino do português sem dimensão histórica, desde as origens do latim clássico, passando pelas raízes do latim vulgar e do português medieval, está no cerne da incapacidade dos alunos de ver e compreender as relações lexicais entre as diferentes línguas. Desta maneira, fica nítido que saber o básico de Filologia Clássica é necessária para a própria compreensão da língua portuguesa, mas que carrega fardo de ser de difícil compreensão para aqueles alunos que nunca tiveram acesso a esses estudos. Por este motivo, acredita-se que a estratégia lúdica na introdução, especificamente da filologia clássica nas escolas, pode contribuir para a compreensão nas aulas de Português, trazendo também a desejável interdisciplinaridade entre os saberes prazerosos, sociais, históricos e linguísticos. Desta forma, o trabalho incipiente tem como principal objetivo pesquisar de que forma o ensino Lúdico de Filologia Clássica contribui no ensino de Língua Portuguesa, A metodologia aplicada parte primeiramente de uma pesquisa bibliográfica, em busca de autores que defendem o ensino de latim na escola, e aqueles que defendam o esse ensino de forma lúdica. E após esse estudo, o trabalho partirá para a uma pesquisa mais aprofundada e de campo, propondo uma investigação mais perto do objeto de estudo, procurando alcançar o objetivo proposto. 
Palavras-chave: Ensino; Filologia Clássica; Lúdico; Língua Portuguesa.
Data: abril de 2024 a junho de 2025 

 

Valdiney Tirbúrcio de Lima

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

COSMOGONIA: AS NARRATIVAS MITOLÓGICAS GRECO-ROMANAS E AS LENDAS AMAZÔNICAS (PAIC)

 

Como os seres humanos surgimos? Quando? E por quê? Tais questionamentos são inerentes ao pensamento do homem, de maneira que, ao longos dos séculos, reuniu-se uma biblioteca de respostas dadas pela teologia, filosofia, astronomia, física, etc. De modo que, desde o início, a origem de todas as coisas (o universo, o mundo e tudo nele) tem sido objeto de debate com várias teorias para explicar como tudo começou, por que, onde e como. É objeto de estudo dessa pesquisa o que foi produzido sobre a forma de compreender a origem do universo, na mitologia greco-romana e nas narrativas amazônicas. O objetivo do presente projeto é examinar, por meio de comparações, as narrativas mitológicas da gregas e romanas e as lendas amazônicas, identificando e assimilando as relações entre duas culturas separadas por tão longo espaço e tempo. Com a finalidade de alcançar tal objetivo, seguiremos sobretudo com o método de pesquisa bibliográfica, estudando obras cujos temas concernem à cosmogonia na literatura greco-romana, como a Teogonia de Hesíodo e as Metamorfoses de Ovídio. No tocante às lendas amazônicas, além de pesquisas bibliográficas de obras que já abordaram a temática, haverá ainda investigações para registro de narrativas que versam sobre a origem do universo, sobretudo da região do Médio Rio Solimões. O projeto faz parte do Programa de apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC) e recebe financiamento, por meio de bolsa, da Fundação de amparo à pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

 

Vinícius Pinto de Oliveira

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO: PLAUTO, SÊNECA E GONÇALVES DIAS (PAIC)

 

O tema do ludíbrio é um topus da poética indianista de Gonçalves Dias. N’Os Timbiras, por exemplo, o poeta lembra dos indígenas enastrando capelas para ornato do vencedor e recorda o funesto hóspede de Itajuba que raptou-lhe a esposa – a crença infausta na amizade foi o que conduziu tais personagens à ruína fatal. Esta pesquisa, por sua vez, debruça-se sobre o Patkull, que em certa medida, pelo próprio enredo, pela própria qualidade textual – reconhecidamente inferior pela crítica literária – está mais próximo de Boabdil do que de Beatriz Cenci e Leonor de Mendonça. É que o Boabdil nos apresenta Zoraima, que embora fosse prometida a Ibrahim, casou-se com Boabdil após a sua suposta morte. Mais tarde, Ibrahim retorna sob o nome de Aben-Hamet e torna-se o melhor amigo de seu rival no amor. Embora esteticamente seja inferior a Beatriz Cenci (1844-45) e a Leonor de Mendonça (1846), as propostas de Boabdil e Patkull têm um sabor plautino superior: Namry, noiva de Patkull, recorda, à sua criada Bertha, o amor de outrora – Paikel. Mas, Bertha não é uma criada qualquer, tinha ocultado a sua verdadeira origem desde a sua chegada: de família nobre, fugira depois de ter a honra desgraçada por um homem que, mais tarde, a abandonara na desgraça – o mesmo Paikel, antigo amor de Namry. Por acaso, este Paikel, conduzido para dentro da cena doméstica pelo próprio Patkull e para a ruína de ambos, é o melhor amigo do gentil homem da Livônia.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a fevereiro de 2024

 

Projetos de Estudantes (coletivos)

Linha de pesquisa: Matrizes Latinas da Cultura Ocidental

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

LABORATÓRIO DE CULTURA CLÁSSICA 
 

Este projeto consiste-se na reprodução da cultura material e imaterial literária e linguística do mundo antigo. Trata-se da reprodução de maquetes didáticas através dos processos ecfrásticos dos textos clássicos, instrumentalizando o processo pedagógico; da reprodução física e digital de figurinos teatrais padronizados; da reprodução e apostilamento de pinturas de poetas e gramáticos clássicos e de quadros ecfrásticos da literatura antiga; reprodução e gravação – através de leituras – de diálogos literários, sobretudo teatrais, realizados na língua de origem; e da organização de palestras sobre a Cultura Clássica no âmbito dos seminários anuais do grupo Latinitates. Os produtos serão armazenados em Laboratório para visitação pública, para a utilização didática em sala de aula – tanto na universidade quanto, quando solicitado, em escolas públicas.
Palavras-chave: laboratório, figurino, ecfrásis, língua, maquete.
Período: agosto de 2023 a agosto de 2025.

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

LATIM EM LIBRAS 
 

Este projeto busca oferecer noções básicas de latim ao aluno surdo interessado, através da gravação de vídeos com explanação em língua portuguesa e transliterados em LIBRAS, que serão disponibilizados gratuitamente através das plataformas YouTube e Latinitates (www.latinitates.com/). Crê-se que com este método bilíngue atenderemos as necessidades do aluno, ou do surdo interessado pelo latim e ao mesmo tempo daremos segurança ao professor que esteja à procura de material subsidiário: é que nestes vídeos o docente terá informações exatas dos conteúdos introdutórios transliterados. Não se trata de criar um método virtual e integral de ensino de latim para surdos, mas de fornecer subsídios confiáveis aos professores que não detém o domínio da Língua Brasileira de Sinais, bem como introduzir nos estudos gramaticais latinos o surdo interessado pela língua e cultura clássica. A ideia é que o ensino avance por níveis e não por seções compartimentadas e atenda a pluralidade dos estudos latinos e dos manuais didáticos universalizados. Assim, pretende-se que os conteúdos versem, principalmente, sobre estruturas morfossintáticas latinas, e métodos de tradução para o português/LIBRAS, e introdução aos textos clássicos de principais autores romanos. Em termos gerais, busca-se nestes vídeos fornecer explicações introdutórias, didáticas, concisas e objetivas acerca das declinações de substantivos, adjetivos e seus graus, e pronomes, de estruturas verbais, bem como do sistema de casos sintáticos e as estéticas de tradução.
Palavras-chave: latim, LIBRAS, surdo, lições.
Período: maio de 2021 a agosto de 2024.

Linha de pesquisa: Matrizes Latinas da Cultura Ocidental

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

LVDI INSVLAE 
 

Este projeto, cujo título em latim quer dizer, em tradução livre, «jogos culturais da ilha» tem por finalidade principal organizar atividades culturais e literárias cíclicas, de interpretação do teatro clássico e medieval, colocando em cena dramas, comédias e tragédias antigas, e de leitura e declamação de poesias clássicas em saraus literários, recitais de poesias, entre outros eventos; e de oficinas de escrita e adaptação de arquétipos literários clássicos. As atrações ocorrem em ambientes públicos, urbano e rural, tais como: praças, praias, avenidas, parques e bairros; e também em ambientes abertos ao público, tais como: escola, auditórios, teatros e anfiteatros privados – nestes casos, se dão por ocasião de eventos escolares e acadêmicos. As oficinas de escrita e leitura se darão, exclusivamente, em escolas e nas universidades.
Palavras-chave: Teatro. Temporada. Leitura. Escrita. Oficina.
Período: agosto de 2023 a agosto de 2025.