ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS
Participação política e democracia: a visão do povo em A constituição dos Atenienses e algumas reflexões para o presente
Categoria: |
Capítulo de Livro |
{{variant.name}}:
|
{{opt.name}}
{{opt.name}}
|
Participação política e democracia: a visão do povo em A constituição dos Atenienses e algumas reflexões para o presente.
No referente trabalho faz-se uma reflexão acerca da situação política atual a partir da visão de política e democracia em Atenas. Faz-se esse diálogo em razão de uma possível interferência do modelo político ateniense na sociedade brasileira para um melhor desempenho de organização social. Toma-se como análise o ideal político ateniense para repensarmos a política na modernidade. Desse modo, são mostrados os pontos de intersecção e as divergências da política democrática em questão.
Um dos termos em discussão é o demos, elemento característico da democracia. Nesse sentido, diz-se que demos e democracia nem sempre visam apresentar algo positivo dentro da política. Mas esses termos encontram-se interligados, pois uma vez o poder do povo sendo diminuído não há como a democracia resistir. Do mesmo modo é essencial a permanência da democracia para assegurar a liberdade do povo.
A democracia ateniense é um exemplo de organização da estrutura social visando a autonomia e os valores morais e éticos do homem. A participação do povo nas decisões a serem tomadas pelo governo é necessária. Essa questão de política é um ponto bem discutido para se pensar a realidade da sociedade brasileira.
Autora: Priscilla Gontijo Leite
Co-autora: Lívia Maria da Silva
Lívia Maria da Silva
© Reservado a reprodução para fins não comerciais
Tem interesse em comprar uma das publicações? talvez seja possível,