ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS
Uma teia clássica
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Artigo em Anais de Evento |
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Este trabalho tem como objetivo fazer diálogos sob o olhar da Estética da Recepção refletido por Hans Robert Jauss. Na ocasião em que ele afirma que os autores/leitores trazem fatos e acontecimentos de outras sociedades para dentro de suas próprias obras. Wolfgang Iser, por sua vez, ocupou-se da teoria do efeito e cogita sobre o que o texto causa àquele que o lê. Zilberman vem analisar a valoração e recepção através de outros vieses e pensa a literatura de uma forma mais sociológica (GOMES, 2009, p. 38). Para tais diálogos selecionamos as obras: A comédia da cestinha, de Plauto, para comparar-se a obra Otelo, o mouro de Veneza de Shakespeare, Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias e Dom Casmurro de Machado de Assis. Considerando que cada uma destas obras fazem parte da formação literária de contextos históricos distintos. Atribui-se que quando os textos são revisitados, eles se tornam novos e com uma carga de influências de outros povos, de outras culturas, de outros costumes, cujas influências causam efeito no leitor e ajudam o mesmo a ser um produtor de sentido. NB: As citações de A Comédia da Cestinha seguem a versão poética de Aires Pereira do Couto, e a indicação dos versos latinos assinaladas pelo orientador do artigo.
Palavras-chave: Recepção; Plauto; Shakespeare; Gonçalves Dias, Machado de Assis.
Autora: Nívia Maria Messias Ribeiro
Lívia Maria da Silva
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