latinitates

ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS

Eventos do grupo

LATINITATES

 

JORNADAS DE ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS DE PARINTINS

 

A primeira edição aconteceu em 21 de outubro de 2016 e caracterizou-se como um evento regional, com palestrantes e comunicadores oriundos de Tabatinga, Manaus e Parintins, da UEA e da UFAM. O evento teve como apêndice as Amazonidades e contou com a publicação do primeiro volume da obra «Estudos Clássicos e Humanísticos & Amazonidades». A segunda edição aconteceu em 31 de março de 2016 e caracterizou-se como um evento nacional, com palestrantes e comunicadores oriundos de João Pessoa, Manaus e Parintins, da UFPB, UEA e UFAM. O evento teve como apêndice as Amazonidades e contou com a publicação do segundo volume da obra «Estudos Clássicos e Humanísticos & Amazonidades».

A terceira edição prevista para abril de 2020 foi adiada em razão da pandemia e aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022 e caracterizou-se como um evento nacional, com palestrantes e comunicadores oriundos de Serra Talhada, Rio de Janeiro, São Paulo, Cáceres, Manaus e Parintins, da UFRJ, USP, IFSertaoPE, UNEMAT, UEA e UFAM. Contou com a publicação da obra «Recepção & Ekphrasis no Ensino de Letras Clássicas». O resultado das edições encontra-se nos Anais e Caderno de Resumo das Jornadas.

 

Página da III Jornada

Página da II Jornada / Certificados

Página da I Jornada

SEMINÁRIO LATINITATES 

 

Trata-se de um evento contínuo do grupo Latinitates, organizado com apoio do Laboratório de Cultura Clássica, e divide-se em duas modalidades: palestras e apresentação de projetos. A modalidade «palestras» consiste-se em palestras e mesas-redondas realizadas de forma avulsas durante o ano letivo corrente que se inicia em 24 de maio de um ano e finaliza em 23 de maio do ano seguinte, culminando com a programação do Dia do Latinitates. Seguindo este mesmo calendário, a modalidade «apresentação de projetos», restringe-se aos membros estudantes do grupo Latinitates e é realizada em duas voltas: a primeira volta consiste-se na apresentação de resultados finais de projetos realizados durante o ano letivo anterior e tende a realizar-se, conforme o calendário da universidade, entre agosto e dezembro; a segunda volta consiste-se na realização de resultados parciais dos projetos em andamento e tende a realizar-se entre janeiro e abril. Os resultados deste Seminário são publicados no Anuário do grupo

 

Página do II Seminário Latinitates / Em andamento

Página do I Seminário Latinitates / Certificados

 

SIMPÓSIO DE LATIM 'LATINITATES' 

 

Desde a criação do grupo de pesquisa, o Latinitates constituiu o Simpósio de Latim para tornar-se um evento de apoio à Semana de Letras. Assim, este simpósio junta-se aos tradicionais eventos organizados por membros do Colegiado e comportados pelas Semanas de Letras do CESP, tais como a Feira do Livro Comunitária, o Simpósio de Literatura Infantojuvenil, o Simpósio de Linguística e Ensino e Mostra de Projetos de Incentivo à Leitura, entre outros. O I Simpósio ocorreu entre os dias 23 e 26 de maio na XIV Semana de Letras. Os resultados deste Seminário foram publicados na Semana de Letras e, parcialmente no Anuário do grupo.

 

Página do I Simpósio

 

 

LVDI INSVLAE 

 

O evento surgiu em 2022, por ocasião do projeto de extensão homônimo. Sua primeira edição realizou-se entre outubro e novembro, mas tende a instituir-se, a partir da segunda temporada, como um evento a ser realizado entre os meses de maio e julho de cada ano. Os Ludi Insulae, em tradução livre, são as representações teatrais da ilha, nomeadamente do teatro clássico e humanístico. A interpretação faz-se a partir dos recursos humanos da própria universidade, configurando-se como teatro acadêmico e amador, acolhendo alunos voluntários de todos os cursos, permitindo a franca participação de egressos, bem como de alunos de outras instituições de ensino, privadas e públicas. As atrações ocorrem em ambientes públicos, urbano e rural, tais como: praças, praias, avenidas, parques e bairros; e também em ambientes abertos ao público, tais como: escola, auditórios, teatros e anfiteatros privados. Os resultados e relatórios da temporada são publicados no Anuário do grupo.

 

Página do II Ludi Insulae - Para Certificados aguarde

Página do I Ludi Insulae / Certificados

 

SARAU "E SE ROMA TIVESSE HALLOWEEN?"

 

Este Sarau, realizado uma única vez, em 2018, consistiu-se na apresentação de figurinos da mitologia greco-romana, especialmente figuras com características semelhantes ao evento folclórico em questão. Além do figurino, houve espaço para declamação de poemas, apresentações musicais, interpretações teatrais e recitais em geral. A volta do evento tem sido aclamada pela comunidade acadêmica, mas tem sido desfavorecida pelo calendário acadêmico da UEA, uma vez o sarau deve ocorrer na noite do Halloween. Em 2023 o Sarau voltou a ser realizado.

CICLO DE LEITURA CLÁSSICA

 

O evento realizou-se no primeiro semestre de 2019. Consistia-se na leitura de peças teatrais seguidas de palestras acerca das mesmas. O objetivo do evento foi a eleição de uma obra a ser interpretada na III Jornadas. Em uma de suas aparições, o Ciclo realizou-se como parte da programação de XII Semana de Letras. O evento deve voltar a realizar-se, em escala menor, apenas com leituras em público e como subsídio de escolha de peças a serem interpretadas e poemas a serem declamados nas temporadas de teatro clássico e nos saraus literários.

 

Página do I Ciclo / Certificados

EVENTOS APOIADOS PELO LATINITATES

SEMANA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS DO AMAZONAS

 

Trata-se do evento mais importante em estudos clássicos dentro da Universidade do Estado do Amazonas, e um dos maiores da região Norte. A primeira edição (2016) comportou também o IV Encontro da Associação Brasileira de Professores de Latim e foi nesta edição que se fundou a Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL), marco histórico dos Estudos Clássicos no Brasil. A terceira edição (2022) comportou também o III Workshop Conflict Resolution in Ancient and Modern Contexts.

Visite a página oficial do evento

 

SEMANA DE LETRAS DO CESP/UEA  

 

Trata-se de um evento local, realizado, desde 2008, pelo Colegiado de Letras e o seu Curso. Tradicionalmente as Semanas comportam eventos organizados por membros do Colegiado, tais como a Feira do Livro Comunitária, o Simpósio de Literatura Infantojuvenil, o Simpósio de Linguística e Ensino e Mostra de Projetos de Incentivo à Leitura, entre outros. Desde 2014 palestras, minicursos e comunicações na área de estudos clássicos avolumaram-se através das Semanas. Em 2019 o I Ciclo de Leitura Clássica fez parte da XII Semana de Letras. A partir de 2023 o Simpósio de Latim tende a juntar-se aos eventos tradicionais das próximas Semanas de Letras.

 

Visite a página oficial do evento

 

SEMANA DE EXTENSÃO DO LETRAS DO CESP/UEA  

 

Trata-se de um evento local, criado em 2023, pelo Colegiado de Letras como uma vitrine de seu Curso no que tange a exibição de seus projetos extensionistas. As SECLETs serão realizadas no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT.