latinitates

ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS

Projetos do grupo

LATINITATES

2022-2023

 

Projetos dos Pesquisadores

Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus

ENS-UEA

Linha de Pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

 

Ver Currículo Lattes

SISTEMAS E CONCEITOS DA RETÓRICA CLÁSSICA GREGA E ROMANA

 

Este projeto de pesquisa agrega estudos sobre Retórica Clássica e especifica alguns pontos não devidamente tratados no projeto anterior, que investigava retórica e metalinguagem na prosa latina. A base teórica e metodológica continuará a mesma: textos «preferencial, mas não exclusivamente» latinos e gregos antigos, com ênfase em Cícero, os quais, examinados à luz das circunstâncias de sua produção, fornecem subsídios para compreender suas formulações e, a partir delas, analisar também sua recepção, influências e releituras. Pretende-se, então, explorar tais textos como fontes e objetos não apenas de tradução e divulgação, mas, sobretudo, de interpretação de conceitos inerentes ao sistema retórico antigo ali presentes, tais como γένη (τῶν λόγων), πίστεις (ἕντεχνοι e ἄτεχνοι), oratio, decorum, numerus, clausulae metricae, auditorium, entre outros, analisando-os cuidadosamente e, quando for o caso, discutindo seu alcance na posteridade, na qual tais conceitos perpetuam, ressignificam e reconstroem o modelo clássico.

Período de execução da pesquisa: desde 2022.

 

A INVENÇÃO DA GRAMÁTICA: HISTÓRIA, ENSINO E CRÍTICA

 

Este projeto de pesquisa volta-se para um estudo crítico acerca das formulações teóricas e didáticas relativas ao conceito, estrutura e finalidades da Gramática, desde suas origens, com os gregos e romanos antigos, passando pela sua sistematização, em Língua Portuguesa, durante a Idade Média, até sua reformulação, na contemporaneidade brasileira, feita pelos gramáticos e linguistas que dela se ocupam. Tenciona-se estabelecer um estudo crítico da noção de Gramática, de um modo geral, com ênfase na investigação dos critérios que norteiam suas escolhas metodológicas. Dedicar-nos-emos, ainda, à compreensão histórico-epistemológica da arte, lidando tanto com autores antigos (e a respectiva tradução de suas grammaticae, quando for o caso de autores latinos), quanto com sua teorização linguística, com o devido direcionamento à sua produção em língua portuguesa. Com isso, esperamos compreender suas motivações teórico-metodológicas, no contexto de suas formulações antigas e recentes. A pesquisa não prescinde de abordagem didático-empírica, que poderia fornecer subsídios sólidos para a compreensão ampla do ensino da língua portuguesa em seu aspecto gramatical.

Período de execução da pesquisa: desde 2019.

Prof. Ms. Francisco de Assis Costa de Lima

ENS-UEA

Linha de pesquisa: Matrizes Latinas da Cultura Ocidental

 

Ver Currículo Lattes

CURSO DE TÉCNICA DE REDAÇÃO JURÍDICA E TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO
 

O Curso de Técnica de Redação Jurídica e Teoria da Argumentação visa a apresentar os princípios da argumentação aplicados à redação de textos jurídicos, por meio de três módulos, perfazendo 48h de aula, assim distribuídos: Módulo I: A estrutura da petição inicial; Módulo II: Lógica, retórica clássica e nova retórica; Módulo III: Teoria da argumentação e formulação de argumentos. Com aportes teórico-metodológicos da lógica, da retórica clássica e da nova retórica, será proporcionado aos participantes a revisão de conteúdos de linguagem jurídica e de argumentação para o auxílio na redação de seus textos. Nesse sentido, serão apresentados como tópicos a estrutura da petição inicial; as contribuições da lógica, da retórica clássica e da nova retórica para o texto argumentativo; a relevância da argumentação para o Direito; argumentação e processo de produção de textos jurídicos; operadores argumentativos; argumentação e Teoria Tridimensional do Direito na elaboração de peças jurídicas; raciocínios dedutivo e indutivo; planejamento do texto argumentativo; fundamentação e tipos de argumento; princípios gerais do Direito e formulação de argumentos. O curso visa a alcançar, como público-alvo, acadêmicos e profissionais dos cursos de Letras e de Direito da UEA e de outras instituições.

Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Prof. Dr. Weberson Fernandes Grizoste

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

 

Ver Currículo Lattes

O ENSINO DE LATIM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CESP-UEA
 

O projeto nasce de uma reflexão crítica sobre o ensino de latim na formação de professores de língua portuguesa a partir de manuais preparados e pensados para alunos de Estudos Clássicos. Estes manuais são perfeitos para o ensino de latim, mas que exigem horas curriculares e número de cadeiras indisponíveis em cursos de Letras. Assim, cabe ao professor adaptar-se à realidade curricular, o que muitas vezes acaba por fomentar uma política de apostilamento e de desrespeito à propriedade intelectual. O objetivo principal é a formatação de um manual de língua latina que observe as peculiaridades e especificidades da formação de professores de língua portuguesa, sobretudo do CESP-UEA levando em consideração as características amazônicas e as heranças culturais locais. Como desdobramento do projeto, soma-se uma quantidade de atividades que visam reforçar o ensino de latim no curso de Letras: as lições de latim em LIBRAS através de um projeto de extensão; a promoção de eventos locais e nacionais para a promoção da reflexão sobre o ensino e importância do latim nos cursos de Letras; bem como o desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de extensão sobre especificidades da língua latina e a sua relação com o português.

Período de duração do projeto: março de 2022 a março de 2024

 

Projetos dos Estudantes

Amanda Eduarda Alfaia Ferreira

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO LATIM CLÁSSICO (PAIC)

 

Trata da investigação e preparação de estudos acerca dos processos de formação das palavras que formam o léxico do latim clássico: composição propriamente dita; processos de prefixação e sufixação; processos de derivação imprópria e contribuição de substratos, superestratos e adstratos no processo de formação de palavras em latim clássico. Pretende-se elaborar estudos que versem sobre os princípios basilares da composição e derivação do latim clássico; dos prefixos e sufixos gregos, bem como os prefixos latinos mais comuns.
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

 

RESQUÍCIOS DO LATIM NA LITURGIA DA DIOCESE DE PARINTINS (TCC)

 

A pesquisa sobre os resquícios do latim na liturgia da Diocese de Parintins dá-se pela necessidade em investigar as raízes da igreja católica: a língua latina. Língua esta que originou as línguas românicas, a língua portuguesa por exemplo, e também é uma das bases da construção da Igreja Católica, juntamente com o grego e o hebraico. É ela que possibilita a comunicação entre as igrejas do mundo e portanto identificar seu espaço na cultura linguística da igreja, que  por motivo das mudanças litúrgicas ocorridas no Concílio Vaticano II, deu lugar para o uso da língua vernácula. O latim ainda que seja uma língua naturalmente imutável, uma vez que não há mais falantes nativos, é a língua oficial empregada pela Igreja Católica. É através do latim que entende-se teologicamente que é possível adentrar ao patrimônio da igreja, a ter segurança na doutrina, fomentando o que é uno.  Diante da história e da relevância do latim na igreja, a prelazia de Parintins elevada à dignidade de Diocese no dia 30 de outubro de 1980 será o foco para essa investigação, buscando na liturgia resquícios da língua mãe. 
Período de execução do projeto: novembro de 2022 a fevereiro de 2024

Ana Paula de Sousa Abecassis

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

IN HOC SIGNO VINCES: ENSINO DE LATIM NO CONTEXTO DE PARINTINS (PAIC)

 

Este projeto foi parte de uma reflexão sobre a importância do latim clássico e do estudo diacrônico das línguas românicas para a formação acadêmica de professores de língua portuguesa no Centro de Estudos Superiores de Parintins. a proposta central deste projeto de iniciação científica consistiu em preparar textos de estudos diacrônicos para encartes em lições de latim – isto para um manual que está a ser preparado pelo orientador, que seja sem fins lucrativos, para atender a demanda de poder aquisitivo dos acadêmicos e do ensino de latim de acordo com a carga horária do PPC do curso de letras. Ou seja: um manual prático, conciso, que dialogue com as gramáticas clássicas, que utilize meios digitais, visuais em ambientes virtuais ligados à plataforma Latinitates (www.latinitates.com) e que esteja de acordo com o projeto de extensão, em andamento, “Latim em LIBRAS”. Entretanto, a princípio, os encartes foram escritos em forma de artigo e submetidos a eventos acadêmicos, e publicados em anais de eventos.
Período de execução do projeto: agosto de 2020 a julho de 2022

 

ESTUDO INTRODUTÓRIO E TRADUÇÃO DO LIVRO I DE FIGURIS SENTENTIARUM ET ELOCUTIONIS DE RUTÍLIO LUPO (TCC)

 

A origem da retórica se dá em um contexto democrático, demagógico, judicial e político, no qual, por causa de uma reivindicação de propriedade se mostrava necessária a habilidade da eloquência para convencer grandes júris. A partir disso, os discursos já não eram vistos como inspiração divina ou das musas, e fundamenta-se a retórica como objeto de ensino. Nesse contexto foi publicado o primeiro manual de retórica, por Córax e Tísias de Siracusa, que estabeleceram uma retórica sintagmática. Posteriormente, com os estudos de Górgias, se abriria uma perspectiva paradigmática para a retórica, através da qual se daria maior atenção à elocutio, a qual seria a mais utilizada dentre todas as cinco partes da technè rethorikè para discussão em um vasto rol de manuais de retórica produzidos na latinidade tardia. Tendo em vista a importância desses manuais para os estudos acerca da retórica, este trabalho tem como objetivo trazer uma tradução inédita ao português do tratado De figuris sententiarum et elocutionis de Rutílio Lupo, rétor latino do século I a.C., bem como trazer um estudo introdutório acerca desse tratado e da forma como se compunham as definições de figuras de linguagem na Antiguidade, além de ampliar o conhecimento sobre estes estudos que nortearam o percurso da metalinguagem no ocidente. 
Período de execução do projeto: agosto de 2021 a outubro de 2022

Anália Luísa Freire Holanda

ENS-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Ms. Francisco de Assis Costa de Lima

 

Ver Currículo Lattes

ENEIDA – UMA ANÁLISE DA FIGURA FEMININA NA ROMA ANTIGA E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE MODERNA (TCC)

 

Pretende-se discutir neste trabalho a literatura latina como instrumento de reflexão social na sociedade moderna a partir da representação feminina na obra épica de Virgílio, Eneida (19 a.C.). Não há dúvidas que a sociedade romana influenciou e ainda influencia o modo como se vive atualmente e isso inclui a maneira como as mulheres são vistas. No decorrer do estudo das personagens sob a perspectiva da análise literária procura-se evidenciar violências de gênero como silenciamento, culpabilização e invisibilidade da mulher. Traçando o paralelo da representação feminina na Antiguidade Clássica com a Modernidade compreende-se o papel da literatura ao tratar da figura da mulher e seus impactos socais.
Período de execução do projeto: janeiro de 2022 a setembro de 2023

Antoniely Andrade da Silva

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

Co-orientadora: Profa. Esp. Adriana Souza

 

Ver Currículo Lattes

LATIM EM LIBRAS (PROEX)

 

Este projeto busca oferecer noções básicas de latim ao aluno surdo interessado, através da gravação de vídeos com explanação em língua portuguesa e transliterados em LIBRAS, que serão disponibilizados gratuitamente através das plataformas YouTube e Latinitates (www.latinitates.com/), ambas plataformas, mantidas pelo grupo CNPq “Latinitates – Estudos Clássicos e Humanísticos”. Crê-se que com este método bilíngue atenderemos as necessidades do aluno, ou do surdo interessado pelo latim e ao mesmo tempo daremos segurança ao professor que esteja à procura de material subsidiário: é que nestes vídeos o docente terá informações exatas dos conteúdos introdutórios transliterados. Não se trata de criar um método virtual e integral de ensino de latim para surdos, mas de fornecer subsídios confiáveis aos professores que não detém o domínio da Língua Brasileira de Sinais. A ideia é que o ensino avance por níveis e não por seções compartimentadas e atenda a pluralidade dos estudos latinos e dos manuais didáticos universalizados. Em termos gerais, busca-se nestes vídeos fornecer explicações introdutórias, didáticas, concisas e objetivas acerca das declinações de substantivos, adjetivos e seus graus, e pronomes, de estruturas verbais, bem como do sistema de casos sintáticos e as estéticas de tradução.
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

Elem Pimentel Belo

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

DIREITO DE MORRER NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: ENSAIOS SOBRE A EUTANÁSIA (PAIC) 
 

Este projeto é dedicado à investigação hermenêutica de textos que tratam sobre o direito de morrer na antiguidade, particularmente de poetas e filósofos latinos. Buscando contribuir com asserções que favorecem ou contrariam o ato de antecipar a morte (eutanásia) estabelecendo discussões sobre sua origem. Do mesmo modo, fazer o estudo dos princípios hermenêuticos da eutanásia e da nomeada “morte assistida” em Roma e na Grécia antiga, de modo específico, em Sófocles e Platão, assim como na filosofia de Sêneca. Para compreender o pensamento e as grandes vozes dos poetas e filósofos daquele tempo, precisamos entender o pensamento da época. Para os membros da elite, em particular, especialmente nos finais da República e início do Império, o suicídio não era algo negativo ou desesperado, mas uma escolha racional de auto destruição, a forma final de auto definição (Hope, 2007,32). Além disso, este projeto busca contribuir no estabelecimento de diferenças e semelhanças do direito ao suicídio, a eutanásia, e da ortotanásia no conceito de “o direito de morrer” dos principais poetas e filósofos romanos.
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

 

REFLEXÕES SOBRE A MORTE NAS CARTAS DE LUCIO ANEU SÊNECA (TCC) 

Esta pesquisa versa sobre o que muitos estudiosos chamam de “filosofia de morte senequiana”, uma vez que, podemos encontrar nas cartas do  filósofo e estoico Sêneca, destinadas a seu amigo Lucílio, escritos de muitos pensamentos voltados para a morte, no que convenhamos dizer que seja o seu próprio estoicismo, uma espécie de educação para a morte,  na qual segue os passos da  filosofia estoica e seus ideais, que eram voltados à incorporação da natureza ao ambiente ético e moral, onde baseavam-se na tentativa pelas virtudes da vida, que em semelhança com os ideais socráticos, foi arquitetada como uma estrada para que o homem pudesse viver a vida com excelência. A ideia central da filosofia senequiana, é o temor morte, que é visto como a maior fonte de angústia do ser humano, diante disso, Sêneca nos conduz ao ato de conhecer a morte, o que ela é, e o que significa, o que por hipótese poderia amenizar o sofrimento humano.
Período de execução do projeto: novembro de 2022 a fevereiro de 2024

Gisely Garcia Lima

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO: PLAUTO, SHAKESPEARE, SWINBURNE, CHATEAUBRIAND E GONÇALVES DIAS (PAIC)

 

Este projeto visou pesquisar sobre dramaturgia, história e recepção e a influência dos autores Plauto, Shakespeare, Swinburne e Chateaubriand em Gonçalves Dias, buscou-se a análise e compreensão através da pesquisa bibliográfica que resultou na confecção de três artigos. Vale ressaltar que o tema infidelidade conjugal é uma marca recorrente no drama gonçalvino. Em Leonor de Mendonça uma esposa é acusada injustamente de adultério; em Beatriz Cenci a infidelidade conjugal acentua-se com esposo capaz de matar a própria esposa pelo amor incestuoso que tem pela filha; em Boabdil o tema da infidelidade repete-se: Zoraima, prometida a Ibrahim, casa-se com o rei Boabdil após a suposta morte deste. Diante tal temática, recorreu a análise para investigar qual influência o poeta recebera. Há quem aponte que a influência de Gonçalves Dias é Chateaubriand e Swinburne. Entretanto, assim como o próprio poeta sugeriu no prólogo de Leonor de Mendonça, também em Boabdil, há influência de Shakespeare. No teatro latino, Plauto foi o grande maestro na condução de personagens traídos, enganados e separados pelo destino e que depois encontram-se. Dessa forma, nota-se a inspiração e influência que Gonçalves Dias sofrera.
Período de execução do projeto: agosto de 2020 a julho de 2022

Hayra Cristine Lima Sarubbi

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

LVDI INSVLAE (PROEX) 
 

Este projeto busca inaugurar e estabelecer a realização dos «Ludi Insulae» em Parintins e no Baixo Amazonas. Os «Ludi Insulae», em tradução, as «representações teatrais da ilha» surgem como atividades culturais e literárias que se pretende cíclicas, de interpretação do teatro clássico, colocando em cena comédias e tragédias romanas, recitais de poesias latinas, entre outras. As atividades produzir-se-ão com recursos humanos da própria universidade, acolhendo alunos voluntários de todos os cursos, permitindo a franca participação de egressos, bem como de alunos de outras instituições de ensino, privadas e públicas. As atrações ocorrerão em ambientes públicos, urbano e rural, tais como: praças, praias, avenidas, parques e bairros; e também em ambientes abertos ao público, tais como: escola, auditórios, teatros e anfiteatros privados – nestes casos, se darão por ocasião de eventos escolares e acadêmicos – se convocadas. Os «Ludi Insulae» surgem como desdobramento de atividades culturais do grupo CNPq «Latinitates – Estudos Clássicos e Humanísticos» cujo a bolsista será integrada, na linha de pesquisa «Poesia Latina»; e das atividades docentes do orientador desse projeto de extensão. Os resultados parciais serão publicados em forma de relatório e também em documentos audiovisuais – este último, no âmbito da III Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins. Os resultados finais serão divulgados na plataforma do grupo (www.latinitates.com).
Período de execução do projeto: agosto de 2022 a julho de 2023

Hillary Bruna de Souza dos Santos

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

HISTÓRIAS DE AMOR: AS NARRATIVAS MITOLÓGICAS GRECO-ROMANAS E LENDAS AMAZÔNICAS (PAIC) 

 

As narrativas amorosas constituem importante papel nas mais diversas culturas ao redor do mundo, de modo que figuram como uma das principais temáticas nos mitos e lendas, as quais não somente nos encantam, bem como nos ajudam a compreender melhor a visão de mundo e a construção da cultura como um todo de um povo. Desse modo, o presente projeto pretende investigar narrativas mitológicas de duas culturas, a greco-romana e a amazônica, distantes no tempo e no espaço, mas que ainda assim compartilham semelhanças, revelando uma unidade do pensamento humano, apesar de todas as diferenças que as separam. As hipóteses levantadas são: os dois povos tem apego ao sagrado e respeito às figuras santificadas; a forma de fuga encontrada pelas mulheres está na transformação em outra forma e as histórias de amor não prezam pelo final feliz em ambas as culturas. O objetivo do projeto é cotejar as narrativas mitológicas da mitologia greco-romana com as lendas amazônicas, visando identificar semelhanças e diferenças entre os episódios nos quais são retratados histórias de amor nas duas culturas. Para atingirmos os objetivos propostos, devemos proceder, como de praxe nos estudos de literatura clássica, com o método de pesquisa bibliográfico, investigando obras literárias cujo teor principal é a mitologia, como a Teogonia de Hesíodo, os Hinos Homéricos (RIBEIRO JR., 2010), e as Metamorfoses (OVÍDIO, 2017) e os Fastos de Ovídio, bem como outras obras das quais podemos extrair importantes informações a respeito dos seres e episódios míticos, como a Ilíada e a Odisseia (HOMERO, 2014) de Homero, a Eneida (VIRGÍLIO, 2014) de Virgílio. No que tange às lendas amazônicas, lançaremos mão de obras literárias e estudos que abordam a presente temática, o de Thaila Fonseca (FONSECA, 2019) e o de Alves (ALVES, 2009). Além da investigação bibliográfica, podemos lançar mão de outras metodologias, como a pesquisa de campo para registro de lendas junto a povos amazônicos. Ao final desta pesquisa, intentamos contribuir para a expansão da difusão do conhecimento de narrativas amorosas que fazem parte do imaginário dos povos amazônicos; além de verificar até que ponto dois povos, distantes no tempo e no espaço, compartilham ou não a compreensão a respeito desse tema.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Larissa Barbosa Leal

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

MORBUS ET REMEDIUM: UM ESTUDO SOBRE O MAL DO AMOR NA POESIA LATINA (TCC) 

 

O principal objetivos deste trabalho monográfico analisar o amor como doença nas poesias dos respectivos poetas clássicos: Catulo, Propércio, Tibulo e Ovídio, além de apresentar formas de combater a doença do amor, através de preceitos filosóficos, dentre eles, o poema didático Remedia Amoris, do poeta Ovídio. Os poetas serão o objeto principal do primeiro momento da pesquisa, que visa analisar elementos do amor como um mal, no ciclo amoroso de cada um, representados em suas elegias. No segundo momento, apresentamos formas de combater a doença do amor por meio da filosofia do cuidado de si, das instruções epicuristas e do poema Remedia Amoris. Por se tratar de um poema que fala especificamente dos remédios para o amor, ele será válido para extrair as lições para um bem estar do corpo e da mente, visto que a agonia do amor sucumbe em um Morbus. A análise do poema complementa assim a segunda parte da pesquisa.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2021 a outubro de 2022

Lídia de Araújo Lopes

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

REFLEXÕES SOBRE O LATIM, A LÍNGUA PORTUGUESA E O SEU ENSINO (PROEX) 

 

O presente projeto prevê a análise e escolha de questões referentes à fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa que encontram respostas ou são melhor esclarecidas quando observadas a partir da língua da qual deriva o nosso idioma: o latim. Tais questões serão abordadas em um curso (duas turmas) que terá como público-alvo os professores de português da rede de ensino do município de Tefé e alunos do curso de letras. O objetivo principal do projeto é oferecer um espaço de troca de saberes e experiências entre a universidade (professor e acadêmicos) e os profissionais de letras, por meio da discussão de aspectos linguísticos e históricos da nossa língua materna, buscando traçar abordagens e estratégias de ensino mais eficazes.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

Sabrina dos Santos Carneiro

CESP-UEA

Linha de pesquisa: As representações do gênero e da sexualidade

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

A PROSTITUIÇÃO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA (PAIC)

 

Este projeto teve como finalidade fazer uma investigação acerca da prostituição na literatura latina, nomeadamente da sua compreensão em textos apologéticos dos séculos I e II a.C. pois a compreensão de textos da antiguidade clássica é extremamente importante para o entendimento das raízes da Cultura Brasileira, bem como de toda a Cultura Ocidental. O procedimento metodológico foi de caráter essencialmente bibliográfico, seguindo as seguintes etapas: busca das fontes; leitura do material; fichamento; organização lógica do assunto; e escritura de dois ensaios críticos. Partindo do pressuposto, efetuamos a escritura dos ensaios críticos de modo a compreender o pensamento romano favorável à prostituição nos textos de Horácio e uma análise da sociologia de Plauto. Sendo eles: Da visão epicurista e apologética: os pilares da prostituição nas sátiras de Horácio. Este buscou abordar a visão epicurista e apologética na obra de Horácio em relação a prostituição, sua preocupação com a segurança do homem, que o homem desfrute de sexo livre, sem compromisso de sentimento e sem dilapidar o patrimônio. Já no segundo ensaio intitulado: Da sociologia de Plauto: as prostitutas são opressoras ou oprimidas? Neste, analisamos o comportamento das prostitutas a partir da visão sociológica de Plauto, através de suas comédias, em que apresenta uma prostituta oprimida e ao mesmo tempo opressora, chegando-se à conclusão que são apenas mulheres oprimidas diante de uma sociedade desigual e depravada.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2020 a julho de 2022

 

AS PROSTITUTAS PLAUTINAS (TCC) 

 

Este trabalho tem como objetivo investigar as características da figura da prostituta na literatura latina, especificamente nas obras do comediógrafo Tito Mácio Plauto, para compreender a visão do poeta acerca dessas personagens e do seu papel na sociedade romana. Sabemos que o poeta escreveu muitas peças que fizeram grande sucesso, principalmente porque em suas comédias o poeta retratava o cotidiano de personagens estereotipados, personagens estes que causavam riso ao público romano. Mas, quiçá o objetivo de Plauto era fazer uma crítica a sociedade romana através do cômico de suas obras. Dentre as personagens que aparecem em demasia, temos a figura da prostituta. Neste trabalho analisaremos apenas as seguintes obras: A comédia da cestinha, Cásina, Rudens e O truculento. Nestas comédias busca-se mostrar a condição social das escravas prostitutas de Roma, caracterizadas por muitas das vezes serem mulheres de nascimento livre, raptadas na infância, vendidas como escravas e transformadas em prostitutas. Escolhemos apenas algumas prostitutas para análise, dentre elas: Selênio, Cásina, Palestra, Fronésio e Astáfio. O comportamento de cada uma foi analisado por categorias: (1) As prostitutas de nascimento livre; (2) As prostitutas sem o leno; e (3) As prostitutas ardilosas.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2021 a outubro de 2022

Thainá Batista dos Santos

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Ensino de Latim e Filologia Românica

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

LATIM NA ESCOLA: NOÇÕES DE FILOLOGIA CLÁSSICA (PROEX)

 

Este projeto busca oferecer a alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Parintins noções básicas de filologia românica, especificamente da língua portuguesa, desde as origens mais remotas do latim clássico e vulgar até a sua atualidade românica lusitana. Para esta finalidade, aplicar-se-á um curso em uma escola pública da rede municipal. Entretanto, o curso admitirá a participação de alunos e egressos da Universidade do Estado do Amazonas, bem como de qualquer cidadão que manifeste interesse pelo mesmo. Ainda, como desdobramento de atividades do grupo CNPq «Latinitates – Estudos Clássicos e Humanísticos» cujo a bolsista será integrada; das atividades do orientador desse projeto de extensão e da realização do I Simpósio de Latim de Parintins, inserir-se-á entre os resultados deste projeto de extensão a participação na organização do evento, bem como a divulgação dos resultados da aplicação do projeto. Os resultados serão divulgados posteriormente na plataforma do grupo (www.latinitates.com).
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

 

Valdiney Tirbúrcio de Lima

CEST-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientadora: Profa. Dra. Maria Ozana Lima de Arruda

 

Ver Currículo Lattes

COSMOGONIA: AS NARRATIVAS MITOLÓGICAS GRECO-ROMANAS E AS LENDAS AMAZÔNICAS (PAIC)

 

Como os seres humanos surgimos? Quando? E por quê? Tais questionamentos são inerentes ao pensamento do homem, de maneira que, ao longos dos séculos, reuniu-se uma biblioteca de respostas dadas pela teologia, filosofia, astronomia, física, etc. De modo que, desde o início, a origem de todas as coisas (o universo, o mundo e tudo nele) tem sido objeto de debate com várias teorias para explicar como tudo começou, por que, onde e como. É objeto de estudo dessa pesquisa o que foi produzido sobre a forma de compreender a origem do universo, na mitologia greco-romana e nas narrativas amazônicas. O objetivo do presente projeto é examinar, por meio de comparações, as narrativas mitológicas da gregas e romanas e as lendas amazônicas, identificando e assimilando as relações entre duas culturas separadas por tão longo espaço e tempo. Com a finalidade de alcançar tal objetivo, seguiremos sobretudo com o método de pesquisa bibliográfica, estudando obras cujos temas concernem à cosmogonia na literatura greco-romana, como a Teogonia de Hesíodo e as Metamorfoses de Ovídio. No tocante às lendas amazônicas, além de pesquisas bibliográficas de obras que já abordaram a temática, haverá ainda investigações para registro de narrativas que versam sobre a origem do universo, sobretudo da região do Médio Rio Solimões. O projeto faz parte do Programa de apoio à Iniciação Científica do Amazonas (PAIC) e recebe financiamento, por meio de bolsa, da Fundação de amparo à pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023

 

Vinícius Pinto de Oliveira

CESP-UEA

Linha de pesquisa: Poesia Latina

Orientador: Prof. Dr. Weberson Grizoste

 

Ver Currículo Lattes

DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO: PLAUTO, SÊNECA E GONÇALVES DIAS (PAIC)

 

O tema do ludíbrio é um topus da poética indianista de Gonçalves Dias. N’Os Timbiras, por exemplo, o poeta lembra dos indígenas enastrando capelas para ornato do vencedor e recorda o funesto hóspede de Itajuba que raptou-lhe a esposa – a crença infausta na amizade foi o que conduziu tais personagens à ruína fatal. Esta pesquisa, por sua vez, debruça-se sobre o Patkull, que em certa medida, pelo próprio enredo, pela própria qualidade textual – reconhecidamente inferior pela crítica literária – está mais próximo de Boabdil do que de Beatriz Cenci e Leonor de Mendonça. É que o Boabdil nos apresenta Zoraima, que embora fosse prometida a Ibrahim, casou-se com Boabdil após a sua suposta morte. Mais tarde, Ibrahim retorna sob o nome de Aben-Hamet e torna-se o melhor amigo de seu rival no amor. Embora esteticamente seja inferior a Beatriz Cenci (1844-45) e a Leonor de Mendonça (1846), as propostas de Boabdil e Patkull têm um sabor plautino superior: Namry, noiva de Patkull, recorda, à sua criada Bertha, o amor de outrora – Paikel. Mas, Bertha não é uma criada qualquer, tinha ocultado a sua verdadeira origem desde a sua chegada: de família nobre, fugira depois de ter a honra desgraçada por um homem que, mais tarde, a abandonara na desgraça – o mesmo Paikel, antigo amor de Namry. Por acaso, este Paikel, conduzido para dentro da cena doméstica pelo próprio Patkull e para a ruína de ambos, é o melhor amigo do gentil homem da Livônia.
Período de execução da pesquisa: agosto de 2022 a julho de 2023