ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS
O nome do grupo LATINITATES – Estudos Clássicos e Humanísticos tem origem em um Projeto financiado pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica – PAIC, intitulado «Latinitas. Difusão do Ensino e Investigação dos Estudos Clássicos em Parintins», desenvolvido pelo, então, acadêmico Daniel Alexandro Pacheco Sicsu (2016 e 2017). A proposta consistia-se na criação de páginas sociais e digitais com a finalidade de amparar o ensino de Latim e Estudos Clássicos no Centro de Estudos Superiores de Parintins – UEA, e ao mesmo tempo promover a divulgação na rede mundial de computadores do que estava sendo realizado, nesta área, na cidade. Naquela época, criamos o modesto perfil «Latinitas» na plataforma academia.edu. Em 2018, após conhecermos o ilustre «projeto Latinĭtas» desenvolvido pelo Professor Doutor José Amarante, como distinção, passamos a adotar o nome «Latinitates». Após a II Jornada de Estudos Clássicos e Humanísticos, de 31 de março de 2018, e do lançamento do segundo volume de «Estudos Clássicos e Humanísticos & Amazonidades», o volume de artigos reunidos pelo Latinitates justificava a criação de uma plataforma autônoma, assim em 2 de maio de 2019 adquirimos o domínio latinitates.com, com apoio de recursos obtidos no I Ciclo de Leitura Clássica: Tragédias Gregas.
A necessidade da formalização de um grupo de pesquisa em estudos clássicos avolumou-se a tal nível e aliou-se a popularização do termo Latinitates entre os acadêmicos, mais como um grupo de alunos classicistas do que, propriamente, uma plataforma. Assim, quando a formalização do grupo veio a cabo, nenhum outro nome ou sigla justificava-se. Com a criação do grupo de pesquisa, a plataforma converteu-se e ampliou-se como centro de divulgação virtual do grupo nuelo - que conta com professores pesquisadores e alunos de Parintins, Tabatinga, Tefé e Manaus.
O projeto de criação de um grupo de estudos clássicos na Universidade do Estado do Amazonas surgiu em novembro de 2016, após a realização da I SECLAM e da I Jornada. Este projeto formatou-se e culminou, mais tarde, no grupo NIGRAM – consorciado ao Latinitates. A adoção dos termos «estudos clássicos e humanísticos» são, obviamente, oriundas do nome das Jornadas realizadas desde 2016, que por sua vez, foram inspiradas no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mas, os termos justificam-se. No que concerne aos estudos clássicos, parte dos pesquisadores dedicaram-se em suas pós-graduações na investigação de Virgílio, Propércio e Cícero; e nos estudos humanísticos, Dante Alighieri, ainda, disciplinas optativas, como Literatura Novilatina e Teatro Clássico e Medieval surgiram, exatamente, para fomentar o ensino da cultura do período humanístico.
A insígnia do Latinitates é uma amalgama de três desenhistas a partir de esboços de Weberson Grizoste. Os símbolos da segunda e terceira Jornadas, por terem se tornado populares entre os acadêmicos foram parcialmente requisitados como emblema. A II Jornada teve, por emblema, unicamente a junção vetorial das fachadas norte «à esquerda» do Coliseu de Roma e «à direita» do Bumbódromo de Parintins e foi desenvolvida por Thiago Godinho. A III Jornadas contou com as ilhas Tiberina e de Parintins envoltas entre ramos de juta e loureiro e apoiadas por uma coluna jônica, desenvolvida por Renner da Silva Carvalho. Estes símbolos, parcialmente aproveitados, a outros reunidos, desenvolvidos por Leonardo Canto Mendes compõem a insígnia do grupo.