latinitates

ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS

LABORATÓRIO DE CULTURA CLÁSSICA

 

O Laboratório de Cultura Clássica - LCC é uma oficina de pesquisa, extensão e ensino contemplado no Projeto Pedagógico do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Parintins e vinculado ao grupo de pesquisa CNPq «LATINITATES – Estudos Clássicos e Humanísticos», com infraestrutura específica de 23,56m², com isolamento acústico, adequada a práticas de reproduções artísticas, linguísticas, práticas pedagógicas e culturais. O LCC está, estritamente, ligado ao ensino de estudos clássicos no Curso de Letras e o seu patrimônio consiste-se, fundamentalmente, em franquias didáticopedagógicas.

O Laboratório de Cultura Clássica foi criado  no dia 1º de agosto de 2023 e seu estatudo foi aprovado pelo Colegiado de Letras no dia 20 de setembro do mesmo ano, tendo sido certificado pelo Diretório de Laboratórios da Universidade do Estado do Amazonas em 20 de agosto de 2024 e três dias depois reconhecido pelo MCTI/PNIPE - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa .

 

Coordenação do Laboratório

Prof. Dr. Weberson Fernandes Grizoste

Responsável

Profa. Dayane Pontes de Araújo

Voluntária responsável

Membros do LCC

Bolsistas e Técnicos

Bolsistas / Técnicos

Iago Tavares dos Santos

Manoel Sampaio de Andrade Neto

Naely de Souza Teixeira

Talia Mendonça Gimaque

Técnicos LCC/Latinitates

Adriana Souza

Carlos Eduardo da Silva Sishan

Luiz Felipe Viana da Silva

Utentes

Alan Santos Guimarães

Ana Paula de Sousa Abecassis

David Vieira Buás Júnior

Felipe Viana Amaral

Geane Sales Muniz

Hayra Cristine Lima Sarubbi

Joilson Siqueira de Castro Júnior

ia Ester da Silva Ribeiro

Marcelo Souza Nascimento

Taline Freitas de Moraes Reis

Thainá Batista dos Santos

 Insígnia e Estatuto

O contexto figura o emblema reconstituído das legiões romanas e sobre ele pousava a águia imperial – vale ressaltar que nenhum estandarte romano foi encontrado, então sua construção só pode ser reconstituída com base em representações pictóricas e escritas. A sigla LCC substitui o SPQR, presente nas insígnias, que significava Senatus populusque Romanus, em tradução livre, o Senado e o povo Romano, e está presente ainda hoje em símbolos da cidade de Roma, desde o brasão a até tampas de bueiros e lixeiros.

Estatuto do Laboratório de Cultura Clássica