latinitates

ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS

Pars Gregis

LATINITATES

 

Regulamento

O que é Pars Gregis Latinitates?

Pars Gregis Latinitates é uma menção honrosa atribuída anualmente ao 23º dia de maio pelo grupo Latinitates. Estudos Clássicos e Humanísticos, pelo critério de pontuação, como reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento do grupo em suas atividades e eventos, ao estudante ou pesquisador, que tiver prestado relevantes serviços, que tenha «ou não» pertencido ao seu quadro de estudantes, técnicos ou pesquisadores. A menção torna o mencionado membro da Grex Latinitates e é vedada aos membros do grupo conforme a vigência da plataforma do DGP – Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Plataforma Lattes – CNPq. No primeiro ano foram concedidos três meções, no segundo ano duas e a partir do terceiro ano adotar-se-á a regra de um título anual.

Mencionados

Listado conforme a sequência de concessão

Profa. Dra. Patrícia Christina dos Reis -CESP/UEA

Resumo da contribuição ao grupo [2023]:

A Professora Doutora Patrícia Christina dos Reis, co-orientou duas edições do projeto de Iniciação Científica «Dramaturgia, história e recepção. Plauto, Shakespeare e Gonçalves Dias» [2014-2016]; publicou capítulos de livros em dois volumes da obra «Estudos Clássicos e Humanísticos e Amazonidades» [2016, 2018]; publicou três artigos em anais de eventos; participou da organização e comitê científico das duas primeiras Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos [2016, 2018], entre outras atividades como a mediação de mesas redondas, apresentação de trabalhos e participação de bancas.

Prof. Dr. Alexsandro Melo Medeiros - UFAM

Resumo da contribuição ao grupo [2023]:

O Professor Doutor Alexsandro de Melo Medeiros, publicou capítulos de livros em dois volumes da obra «Estudos Clássicos e Humanísticos e Amazonidades» [2016, 2018]; publicou quatro artigos em anais de eventos; participou da organização e comitê científico das da segunda e terceira Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos [2018, 2022], entre outras atividades como a mediação de mesas redondas, apresentação de trabalhos, palestras e mesas redondas.

Profa. Esp. Nívia Maria Messias Ribeiro

Resumo da contribuição ao grupo [2023]:

A Professora Especialista Nívia Maria Messias Ribeiro, desenvolveu duas edições do projeto de Iniciação Científica «Dramaturgia, história e recepção. Plauto, Shakespeare e Gonçalves Dias» [2014-2016]; desenvolveu uma monografia intitulada «A estética da recepção nos estudos da literatura clássica no ensino médio de uma escola pública em Parintins/AM» e publicou no segundo volume da obra «Estudos Clássicos e Humanísticos e Amazonidades» [2018]; publicou três artigos e um relatório em anais de eventos; entre outras atividades como a participação de mesas redondas, apresentação de trabalhos e palestra no I Seminário Latinitates.

Prof. André Luís Martins Rodrigues - SEMED

Resumo da contribuição ao grupo [2024]:

Professor André Luís Martins Rodrigues, que desenvolveu duas edições do projeto de Iniciação Científica «Do Carpe Diem ao Hakuna Matata» [2018-2020]; a monografia intitulada « Reflexos do epicurismo na poesia de Horácio» e publicou na obra «Recepção e Ekphrasis no Ensino de Letras Clássicas» [2021] o capítulo «Do Carpe Diem ao Hakuna Matata»; participou de eventos locais e publicou nos anais da II e da III Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins «Amores e Arte de Amar: Pontos em Comum» (2018) e «A justa Medida: do Carpe Diem ao Hakuna Matata», bem como um resumo expandido, na XII Semana de Letras, intitulado «Ecos do Epicurismo em Horácio». Entre outras atividades, participou de monitoria de Literatura Latina, e tem vínculos na história pregressa ao Ludi Insulae, tendo participado da peça teatral «O Truculento».

Profa. Ediane Glória Barbosa - SEMED

Resumo da contribuição ao grupo [2024]:

A professora Ediane Glória Barbosa foi integrante do projeto de pesquisa «Poéticas da obscenidade e Estudos de sexualidade no mundo antigo», pelo qual desenvolveu três edições de Iniciação Científica do projeto intitulado «A homossexualidade no mundo antigo» [2017-2020]; a monografia intitulada «O ato homossexual na poesia latina»; tendo apresentado em eventos locais e publicado nos anais da II e da III Jornadas de Estudos Clássicos e Humanísticos de Parintins «O poeta amante e seus amados» (2018) e «O amor entre guerreiros na épica clássica» (2022), bem como um resumo expandido, na XII Semana de Letras, intitulado «O vocabulário homossexual em Catulo» (2019).